sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA À MARIA JOÃO CARDOSO JACINTO - CAPITÃ DAS SENIORES B



Pelo seu exemplo e dedicação e, nas vésperas da sua partida para ERASMUS, esta é uma entrevista que se impunha.
Conheça melhor a Maria João Cardoso Jacinto, capitã das Seniores B.


Identificação


Nome completo: Maria João Cardoso Jacinto
Idade: 22
Naturalidade: Parede, Cascais
Clubes representados (no Futsal): CRCQL
Títulos conquistados: Campeã 3ª Divisão Distrital de Lisboa 2008-09; Campeã 2ª Divisão Distrital de Lisboa 2009-10 e 2010-11
Posto específico: Ala


Entrevista


Lembras-te do primeiro contacto que tiveste com o Futsal Feminino?
Foi durante a escola básica pela equipa de desporto escolar. Como gostava de jogar com os meus amigos nos intervalos e nos torneios inter-turmas, o professor responsável pela equipa disse-me para aparecer. Só tínhamos um treino por semana mas jogávamos ao fim-de-semana contra equipas de outras escolas.
Foi uma fase importante porque fez-me aperceber da qualidade que outras raparigas tinham e de algumas noções técnicas e tácticas. A existência de competitividade motivou-me também a querer evoluir e trabalhar para alcançar os objectivos.


Como é que te tornaste jogadora do CRCQL?
Enquanto jogava na equipa da escola, fui ao 1º Torneio VEM JOGAR FUTSAL SUB-16 (2002) do CRCQL e chamou-me logo a atenção por ser um clube próximo de casa e com uma equipa para raparigas da minha idade.
Mais tarde, uma amiga (Mariana Reis) desafiou-me a ir fazer um treino no início da época 2005-2006 e a equipa técnica decidiu dar-me o benefício da dúvida! =P


O que é o Futsal para ti?
É uma forma de ser e de estar. É fazer parte de uma outra família que também puxa por nós quando estamos menos bem e nos felicita quando as coisas correm como queremos. É uma “terapia” pessoal que faz com que esqueça os problemas, nem que seja por algumas horas. É abdicar de jantares, saídas ou tempo com a família por treinos e jogos para ser melhor jogadora, para lutar por títulos e objectivos e ter muito orgulho nisso.


Como tens conseguido conciliar os estudos com a prática desportiva?
Acredito que há tempo para tudo... Só há que aprender a conciliar! Tento dar o meu melhor e ser responsável nos tempos que reservo para cada tarefa (aulas, estudo, treinos) de forma a ser o mais eficiente possível!


Quais são os teus objectivos pessoais Futsalísticos e Profissionais?
A nível profissional, gostava de fazer uma tese de mestrado forte e consistente e começar a trabalhar nas áreas que mais gosto (investigação em engenharia genética e células estaminais). A partir dai, e consoante as condições que tiver, fazer o doutoramento.
No Futsal, gostava de continuar a fazer parte da equipa B e continuar a evoluir como nos últimos anos. Ajudar a equipa B a continuar a crescer e a jogar cada vez melhor…se isso implicar ganhar mais títulos, tanto melhor!=)


Vais agora fazer uma mudança na tua vida. Quais são as tuas expectativas?
Espero que seja uma aposta para o futuro e que enriqueça as minhas expectativas de emprego. Espero aprender muito e estabelecer muitos contactos de colegas para o futuro.


Queres deixar uma mensagem para as Lombitas?
Dêem o vosso melhor em cada treino e jogo! Ao ajudarem a vossa equipa a ser melhor, vocês também se tornam melhores jogadoras e pessoas e isso vai fazer-vos mais felizes! Aproveitem a oportunidade de jogarem no clube em que estão porque isso torna-vos especiais! Temos a imensa sorte de ter excelentes equipas técnicas que nos apoiam e acreditam em nós, mesmo quando as coisas não correm como se desejaria. E divirtam-se a jogar porque, no fundo, é para isso que estamos aqui!


GOSTOS PESSOAIS
Um filme: Os Condenados de Shawshank
Um livro: Next, de Michael Crichton
Um Desporto (para além do futsal): Ténis
Clube: Sport Lisboa e Benfica
Bebida Preferida: Ice Tea de limão
Um animal: Gato
Uma Viagem de sonho: Berlim


O QUE REPRESENTA PARA TI: (numa palavra)
O Futsal: Vida
Os Amigos: Essencial
A Mãe: Amor
O Pai: Responsabilidade
A Guerra: Desilusão
A Droga: Inconsciência
A Sida: Preocupação
A Morte: Inevitável

Obrigada Maria João. Esperamos que concretizes os teus sonhos. Obrigada pelo teu exemplo e entrega. Até já!

http://crcqlfutsalfeminino.blogspot.com/  dia 10 de Fevereiro de 2012.

Sem comentários: